IHQ

A imuno-histoquímica (IHC) é um método de diagnóstico específico e sensível, sendo especialmente vantajoso como ferramenta diagnóstica para doenças neoplásicas e infecciosas. Baseia-se na detecção do antígeno em questão usando anticorpos específicos em secções de tecido.

IHC é usado principalmente para identificação de organismos infecciosos específicos, diagnóstico de lesões tumorais e avaliação prognóstica e preditiva de tumores. Além disso, pode ser utilizada para determinar o sítio primário de um tumor, e as implicações terapêuticas de um diagnóstico.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

- Diagnóstico histogenético de neoplasias morfologicamente indiferenciadas;

- Detecção de agentes infecciosos;

- Caracterização da origem de tumores metastáticos

- Subclassificação de neoplasias (ex.: linfomas);

- Avaliação prognóstica das neoplasias (ex: neoplasias mamárias, mastocitomas);

- Decisão terapêutica.

PAINÉIS

- Prognóstico Neoplasia Mamária:

Ki67, receptor de estógeno, receptor de progesterona e COX-2.

- Prognóstico Mastocitoma:

CD117 (C-KIT) e Ki67 (clone MIB-1)

- Marcadores linfoides e de proliferação em linfomas:

CD3 (policlonal ou clone CD3-12 anti-canino), CD20, CD79a, PAX-5, Granzima B, CD10, CD45RA (anti-canino) e MUM1, Ki67 (MIB-1). (Seleção do anticorpo de acordo com a avaliação e necessidade de cada caso).

- Neoplasias de células redondas indiferenciadas:

Anticorpos necessários para caracterização e diferenciação entre: tumor venéreo transmissível, linfoma, plasmocitoma, histiocitoma, as histiocitoses reativas (processo imunorreativo), sarcoma histiocítico, melanoma amelanótico e tumor de células de Merkel.
RESULTADOS DE EXAMES
WhatsApp chat