CITOLOGIA

Os exames citológicos constituem importante ferramenta para diagnóstico diferencial entre processos inflamatórios e não inflamatórios (hiperplasias, neoplasias benignas e malignas).

Além de muito úteis no diagnóstico de lesões neoplásicas, os exames citológicos também permitem, por vezes, a detecção de agentes infecciosos e parasitários.

ALGUMAS VANTAGENS DA TÉCNICA

- As amostras de citologia podem ser facilmente obtidas, muitas vezes sem anestesia geral e às vezes mesmo sem sedação;

- É menos dispendiosa do que a biópsia cirúrgica tanto na coleta de amostras como na análise laboratorial;

- Os resultados de citologia estão disponíveis mais cedo do que os resultados da histopatologia;

- A aspiração de citológica de órgãos particularmente "de difícil acesso" (por exemplo, pâncreas, base do coração), pode ser amostrada com sucesso com o uso de técnicas guiadas por ultrassom;

TÉCNICAS DE COLETA

1Imprints
Os imprints podem ser feitos diretamente a partir de lesões na pele, córnea ou impressões de biópsias cirúrgicas mais profundas, em lâminas de vidro, antes de colocar a peça no formol.
2Raspado/ esfoliação
A borda de uma lâmina de vidro é usada para raspar suavemente o tecido até uma pequena quantidade de material ser coletada. Este material é então gentilmente sobre outra lâmina. Este método tem utilidade semelhante ao imprint, mas também pode ser usado onde é provável que o imprint produza poucas células para avaliação completa (por exemplo, conjuntiva, neoplasia mesenquimal).
3Swabs
Esta técnica é útil para a amostragem de tratos fistulosos, canais auditivos, exsudados e para citologia vaginal. A coleta é realizada por um swab e os esfregaços são preparados rolando suavemente o swab sobre a lâmina de vidro.
4Punção aspirativa por agulha fina (PAAF)
É o melhor e mais utilizado método para amostragem de lesões proliferativas e massas. Recomendamos utilizar uma agulha de calibre 22-25 gauge e seringa de 5-10 mL. Esta técnica pode ser adaptada a diferentes situações. Se a contaminação do sangue for um problema, o tamanho da seringa e a quantidade de sucção podem ser reduzidos ou utilizada apenas a agulha, sem a seringa.

CONSERVAÇÃO

Os esfregaços em lâminas podem ser enviados das seguintes formas:

- Secas ao ar e colocadas em frasco sem conservantes, prazo máximo de envio de 2 dias;

-Fixados em metanol por 3 – 5 minutos;

-Imersas em álcool etílico 95% imediatamente após realização do esfregaço, não permitindo que o material seque ao ar.

RESULTADOS DE EXAMES
WhatsApp chat